Desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica. É este o mote para o Roteiro “Cidadania em Portugal”, que tem início na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro – Dia Municipal para a Igualdade – e que vai percorrer todo o país até ao dia 30 de junho de 2017.
O Roteiro “Cidadania em Portugal” arranca no Largo da Misericórdia, em Lisboa, pelas 16h00, numa cerimónia que vai contar com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.
A iniciativa do Governo, em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, conta já com a participação de mais de 100 municípios de Portugal continental e regiões autónomas. A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, entre outras.
A equipa do projeto vai percorrer o país numa carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, para apoiar a dinamização de atividades propostas por redes locais. É objetivo do Roteiro convidar as comunidades a conhecer bons exemplos de cidadania, ao mesmo tempo que estimula a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações.
Até ao final de 2016, o Roteiro irá estar na Grande Lisboa e na Península de Setúbal (entre 24 e 29 de Outubro); no Grande Porto (entre 7 e 12 de Novembro); no Minho-Lima e no Ave (entre 21 e 26 de Novembro); no Tâmega (entre 5 e 10 de Dezembro) e Alto Trás-os-Montes (entre 12 e 17 de Dezembro), prolongando-se em 2017 nas restantes regiões do país.
Além das atividades de promoção da participação dinamizadas pelas redes locais, com o apoio da equipa do Roteiro, serão propostos à discussão 10 temas associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Igualdade de Género; Diversidade Cultural; Territórios Sustentáveis e Desenvolvimento Local; Educação para a Cidadania; Instituições Eficazes e Inclusivas; Combate às Desigualdades; Trabalho Digno e Crescimento Económico; Ambiente e Bem-Estar; Saúde e Qualidade de Vida; e Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.
Estes temas serão mote para um ciclo de Seminários em diferentes locais do país e para o desenvolvimento de consórcios locais de pensamento critico sobre as políticas públicas em cada um dos temas..
Na próxima segunda-feira, durante o lançamento do Roteiro, serão ainda entregues os prémios “Viver em Igualdade”, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) que distingue os municípios com boas práticas em Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.