A ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 1993.
Está presente em cerca de 60% do território nacional, trabalhando em rede em mais de 15 áreas distintas como por exemplo desenvolvimento local, economia social e solidária, educação formal e não-formal, associativismo e cidadania ativa. Marcada na sua génese por uma clara vocação rural, a ANIMAR viria a transformar-se, mais tarde, numa rede em que coexistem e cooperam associações mais de 100 organizações que vivem e atuam tanto em habitats rurais como urbanos, unidos em torno de um objetivo comum de melhoria das suas condições de vida, de democracia local quotidiana e da transformação sustentável e harmoniosa dos territórios. Para além da representatividade que decorre do número extremamente significativo de membros e parceiros/as, a ANIMAR gera sinergias entre organizações e territórios, facilita plataformas temáticas ou territoriais e anima projetos em rede e promotores de desenvolvimento local, o que lhe confere uma capacidade acrescida de mediação e de interlocução junto de um conjunto alargado de entidades públicas e privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro. Dos objetivos estatuários da ANIMAR salientam-se a: - Promoção da igualdade de oportunidades e de género - com vista a uma distribuição da riqueza mais equitativa, ao melhoramento da qualidade de vida das populações e à redução das assimetrias. - Congregação de esforços e apoios à atuação em rede - em prol do Desenvolvimento Local e da democracia participativa, numa lógica territorial, de organizações, grupos e indivíduos.
Hoje, a ANIMAR é um Pólo privilegiado de difusão e intercâmbio de experiências e informações relativas às políticas e às práticas dos atores no terreno e dos seus parceiros, tal como dos saberes, conceitos e propostas inovadoras dos territórios. A ANIMAR está presente em vários projetos, nomeadamente no Roteiro Cidadania em Portugal, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.