A Equipa
Sandra Silvestre
Sandra Silvestre é ativista de direitos humanos, aspirante a agente de desenvolvimento local, animadora comunitária, formadora em cidadania e igualdade de género, facilitadora de atividades educativas, coordenadora de projetos sociais e produtora cultural. Passou a infância na Serra da Estrela, já viveu fora do país, mas maior parte da sua vida foi em Coimbra, onde estudou Relações Internacionais, conheceu e trabalhou na AJPaz, e onde ainda está ligada a várias organizações culturais, sociais e políticas - O Teatrão, Casa da Esquina, JACC, Cidadãos por Coimbra…
Vanda Godinho
Nascida em agosto de 1977 e criada no Alentejo, completou a sua formação académica em Animação Sociocultural no Instituto Jean Piaget de Almada em 1999 e, todo o seu percurso profissional foi desenvolvido na sua terra natal, Ermidas-Sado.
Iniciou a sua atividade como animadora sociocultural em 2000 a trabalhar com crianças e jovens numa aldeia vizinha. No mesmo ano frequentou a formação inicial de formadores e em 2001 iniciou a sua atividade em formação de adultos até 2014. Paralelamente, foi colaboradora em regime externo e interno, integrando vários projetos, numa associação de desenvolvimento local até fevereiro de 2015. Em agosto de 2007 fez um intervalo de um ano neste percurso, para ingressar no setor imobiliário em Lisboa. Atualmente integra o Roteiro Cidadania em Portugal por acreditar que é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Célia Lavado
O Roteiro para a Cidadania em Portugal é uma iniciativa que privilegia uma estratégia de interação local e uma aprendizagem coletiva de promoção da cidadania. Esta é uma oportunidade para fomentar redes de reforço da capacitação e da participação à escala local. O Roteiro tem permitido uma aprendizagem individual e coletiva no sentido da promoção de uma mudança de atitude, de uma “energia” positiva que queremos que passe para as organizações do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária e para as organizações públicas, estimulando um verdadeiro trabalho em Rede.
Sofia Almeida
Ana Sofia Almeida é licenciada em Ciência Política, tem uma pós-graduação em Direitos Humanos e mestranda em Estudos do Desenvolvimento pelo ISCTE - IUL. Participou em vários programas internacionais sobre Igualdade de Género, Migrações, Interculturalidade, entre outros. Em 2016, recebeu uma bolsa de investigação e esteve na cidade de Ahmedabad, Índia, a estudar os efeitos do microcrédito nesse território. Abraçou o desafio do Roteiro Cidadania em Portugal por acreditar que a Cidadania é um caminho que se faz coletivamente. "Pode alguém ser livre, se outro alguém, não é? A corda dum outro serve-me no pé, nos dois punhos, nas mãos".
Ricardo Vaz
Ricardo Vaz tem 26 anos, nasceu no Alentejo e tem formação na área do Desporto. Desenvolve atividade associativa, pertencendo à direção Associação de Jovens das Minas do Lousal. Encara este projeto com o propósito de pôr as comunidades a pensar em conjunto e realçar a importância da participação dos/as cidadãos/ãs na sociedade civil. "Viver é desenhar sem borracha".
Raquel Gonçalves
Raquel Gonçalves é licenciada em Antropologia e Mestre em Cooperação e Desenvolvimento Internacional. Coordenou o Projeto “Join4Change” e o Centro de Formação em Voluntariado no ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, nas áreas do voluntariado e do voluntariado para a cooperação, entre 2014 e 2017. Fez voluntariado para a cooperação em Cabo Verde, na área do desenvolvimento local/rural. Desenvolveu o projeto “ À Descoberta do Mundo Rural” na ANIMAR, sobre desenvolvimento local em meio rural, entre 2011 e 2013.Faz parte da direção da Associação Habita – Pelo Direito à Habitação e à Cidade e pratica voluntariado desde 2008, em diversas entidades e áreas do 3º setor. É sócia fundadora da Associação Habita e da Associação GlocalDecide, criadas ambas em 2014.